Em conversa com Lineu Candieiro, Presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários de Moçambique, trocamos ideias de como despertar cada vez mais o interesse pelo empreendedorismo na Juventude.
Muitos jovens tem a vontade e o saber, mas não estão nos locais certos das oportunidades, outros estão nos locais certos mas não tem o saber e/ou vontade. As oportunidades só serão aproveitadas por quem saber fazer, e o saber fazer só terá valor se as pessoas estiverem nos locais certos. Esta é uma combinação que só se adquire com experiência e tempo, e quanto mais cedo adquirirmos a experiência, melhor será para o jovem.
Um dos maiores desafios que abordamos é o acesso ao financiamento, que está cada vez mais escasso, principalmente pelas difíceis políticas monetárias do Banco de Moçambique. O outro desafio, é o constante atraso nos pagamentos por parte do Estado.
Se realmente pretendemos conquistar a INDEPENDÊNCIA ECONÓMICA, temos de caminhar todos na mesma direcção, desde Governo, educação, empoderamento, juventude, etc
A luta continua!
Yassin Amuji