O nome é VILANKULO

Há que repor a ordem deste nome, que diariamente é falado, uns bem e outros mal. Escuto muitos por aí que dizem Vilanculos. Quando estou no aeroporto de Johannesburg, na porta de embarque vem Vilancoulos, e noutros locais idem. Alguns lodges e empresas também registraram-se com o nome Vilanculos, como o caso de Vilanculos Beach Lodge, e outros.

O nome, no tempo colonial, foi Vilanculos, mas em 1983, um ano após o meu nascimento, quando o Presidente Samora Machel visitava esta Vila, pediu ao motorista João Filipe Sosome que parasse o carro, muito próximo a Administração do Distrito, desceu e no meio da multidão disse: “a partir de hoje, esta terra chamar-se-á VILANKULO, ouviram? Não Vilanculos, mas VILANKULO. Pronunciem bem…”.

O nosso Presidente tinha razão, pois Vilanculos não tinha significado e Vilankulo tinha.

Vila de Vila e Kulo de grande, elevado, chefe, superior, etc

Por isso Vilankulo (Vila Grande).

O nome Vilanculos surgiu quando um grupo de colonos portugueses vinham andando pela Província de Inhambane atribuindo nomes aos povoados e chagados a esta zona, foram recebidos pelo Sr Fernando Poluata que mostrou-lhes o caminho e na tentativa de pronunciar este nome Vilankulo, na mistura de língua portuguesa e local, acabaram decidindo que ficaria Vilanculos.

O Conselho Municipal de Vilankulo e o Governo do Distrito de Vilankulo devem conjuntamente fazer um esforço e comunicar o verdadeiro nome desta terra a todas Instituições, Imprensa, Empresas que operam na Vila, a população, e as companhias aéreas que voam de e para Vilankulo.

É preciso repor ordem neste nome já, antes que se espalhe mais ainda e qualquer dia se torne quase impossível recuperar a verdadeira e única identidade desta terra.

Vilanculos é apelido de muitos locais e Vilankulo é o nome da Vila.

Esta informação, tive em conversa com um amigo e conhecido de todos na Vila de Vilankulo, o Sr Salvador Naela Vilanculos, que nasceu em 1954 e foi contínuo na Escola Primária de Vilankulo durante vários anos. Estudei nesta escola e todos os dias o homem estava lá, a tocar para as entradas e para as saídas.

Eu pessoalmente converso inúmeras vezes com este senhor, em busca da história desta minha terra e de locais interessantes que muitos passam diariamente sem saber o verdadeiro significado do local e da importância que tem na história. Alguns locais deveriam ser preservados pois serviria para visitas turísticas e para os alunos das escolas irem conhecendo a história da terra.

Amigos, rectifiquem, o nome é VILANKULO.

Comments are closed.