
Nos últimos dias debate-se a importância da língua inglesa no nosso País, e enquanto uns defendem que não é tão importante, por sermos um País de língua oficial portuguesa, outros defendem ser imperioso saber falar inglês.
Pessoalmente considero super importante saber falar inglês por dois motivos: um porque somos o único país numa região onde todos falam inglês, e outro porque as melhores oportunidades de enquadramento de negócios estão em inglês, sejam para o turismo, petróleo e gás, diplomacia, etc.
Porque as maiores oportunidades estão em inglês, é fácil para trabalhadores dos países vizinhos (que falam inglês) procurarem e segurarem as oportunidades que temos no País, na hotelaria, restauração, etc… e nós, nem podemos procurar e segurar as oportunidades nos Países vizinhos porque já estamos em desvantagem de não sabermos comunicar em inglês.
Como Nação, devemos saber nos posicionar para tirarmos melhores proveitos da região e estarmos melhor enquadrados. E para isso, tenho dois exemplos: Um dos Emirados Árabes Unidos, que ha 15 anos decidiram acrescentar em todas suas sinalizações a língua inglesa, e outro exemplo dos Estados Unidos da América que colocaram a língua espanhol nas sinalizações (devido ao boom dos visitantes da região que falam espanhol).
As nossas línguas nativas não são para serem ensinadas, mas sim preservadas. Devemos ensinar línguas (até o mandarim), que colocam o moçambicano em pé de igualdade com qualquer outro cidadão do mundo.
A luta continua!
Yassin Amuji