
Durante o fim de semana, tive a oportunidade de trocar algumas ideias com a nossa Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Mamã Verónica Macamo.
Apesar de estar no seu momento familiar e de descanso, foi notório às vezes sem conta em que ela pegava o telemóvel para saber passo a passo das movimentações que estavam a ser feitas para garantir a segurança dos moçambicanos nas zonas do conflito Russia – Ucrânia.
Num momento turbulento como este, é sempre enorme a pressão para os Ministérios do Negócios Estrangeiros e Cooperações de qualquer país ter que escolher um lado, e fiquei feliz ao perceber que o lado que a nossa Mãe escolheu até aquele momento era de ver os moçambicanos das zonas de conflito transferidos para países vizinhos.
Enquanto eu ia oferecendo o livro “Empreender Transformar”, para surpresa minha, ela diz: “meu filho, eu já comecei a ler o teu livro, levei emprestado de alguém que vou informar para vir levar o livro dele porque já tenho o meu”.
Após nossa conversa, cheguei a conclusão que temos uma mãe de coração enorme, e uma mulher que poderia dar palestras às mulheres moçambicanas em como não deixar o “empoderamento” profissional afectar o lar e a responsabilidade perante o marido.
A luta continua!
Yassin Amuji