Não somos um Estado Falhado, somos um Estado dos FORA DA LEI
Disse Dennis Jett, antigo embaixador dos Estados Unidos no País, que Moçambique é um Estado falhado, que os dirigentes são corruptos, que os países ricos e doadores internacionais contribuem para a manutenção deste sistema de corrupção e abuso de poder.
Jett não acertou… aqui somos todos fora da lei, aqui o crime compensa, desde o mais pequeno ao mais grande crime.
Nós estacionamos mal sem respeitar a lei, construímos barracas nas estradas, fazemos necessidades menores e maiores na rua e nas esquinas. Nós somos todos corruptos, pagamos ao polícia de trânsito e chamámos de refresco, trocamos valores nas escolas por sexo e dinheiro, roubámos aos nossos patrões nas empresas, lojas, e bancas. Nós violamos mulheres, fazemos filhos com crianças de 11 e 12 anos de idade, cometemos adultérios entre casais como se de troca troca tratasse, assassinamos, raptamos, extorquimos, enfim, até para um simples documento que para sair deve esperar 15 dias o queremos de imediato a troca de 200 ou 500 MT.
Este é o Estado dos FORA DA LEI, é o Estado em que qualquer um que for dirigente corre o risco de reflectir a imagem desta Nação.
Mas o Dennis Jett acertou em algo, as opções que nos restam, se é que já não tenha começado, são a emigração, a resignação, ou até a revolta armada.
Quem pode assim ter orgulho em ser Moçambicano?
Um País não é só a Bandeira e o Símbolo Nacional; um País são as pessoas, o povo, a sociedade. Somos nós que devemos fazer Moçambique!!!
Yassin Amuji





