O resultado de ways e de fora de leis…

0 No tags 0

Nos últimos anos abordamos desde postura, cidadania, higiene, honestidade, entre tantas outras coisas, tudo em prol da construção de uma sociedade Moçambicana digna.

Após estes anos todos, continuamos a ver gente a deitar lixo no chão, na praia, gente a beber e conduzir, gente a cobrar (até nas escolas privadas) para facilitar uma matrícula, gente a corromper e ser corrompido, enfim, gente de ways e de fora de leis.

Afinal o que é que está a falhar? Tudo, e tudo falha porque uma boa parte das posições que conquistamos foi de ways. E quando é assim, o líder escolhe outros pela mesma via, de ways, e isso vai em cadeia até ao guarda ou jardineiro.

Quando optamos por essa via, não poderemos esperar resultados concretos e nem correctos, pois tudo está entre ways e não competências.

A título de exemplo, questiono eu, como é que um aeroporto pode ficar um ano sem ar condicionado? E ainda aparecermos a dizer que vamos levar mais 6 meses para reparar (só no inverno quando já não precisar), e depois no próximo verão estará novamente avariado!!!

Porque é que não vamos ao Baía Mall, Novare, Premier, Spar, entre outros centros comerciais perguntar quem é que instalou aqueles ar condicionados que desde que abriram sempre funcionaram e sem problemas? Por causa de ways?

Este é um problema de várias Instituições Públicas, e tenho amigos em muitas delas, que provavelmente nem podem opinar, sob o risco de verem-se transferidos, para se continuar a preservar os ways.

Uma vez eu disse, podemos estar a viver bem hoje com esses ways, mas nossos filhos e netos vão pagar caro por isso. Sabem quando? Quando terem que pagar para uma vaga de emprego, para uma matrícula, ou quando forem operado num hospital ou clínica por um médico mal formado, resultado de ways e de fora de leis.

A luta continua!

Yassin Amuji

Comments are closed.