As 21 indispensáveis qualidades de um líder.

“A coisa mais impressionante sobre líderes altamente eficientes é que eles têm muito pouco em comum. O que um jura ser bom, o outro diz ser ruim. Um traço, porém, destaca-se em todos eles: a disposição de arriscar”. – Larry Osborne

Ao se deparar com decisões difíceis e desafiadoras, identifique esses pontos sobre a coragem:

1. A coragem começa com uma batalha interior

Toda prova que você enfrenta como líder começa em seu interior. A prova da coragem não é diferente. De acordo com o psicoterapeuta

Sheldon Kopp: “Todas as batalhas significativas são travadas dentro do ser”. A coragem não é a ausência de medo. E fazer o que se tem medo de fazer. É ter o poder de sair do terreno conhecido e progredir em um novo território. Foi o que aconteceu a Rickenbacker e também pode acontecer com você.

2. Coragem é fazer as coisas direito, e não apenas acertá-las da melhor maneira

Martin Luther King Jr., líder do Movimento de Direitos Civis, declarou: “A capacidade máxima de um homem não se mede nos momentos de conforto e conveniência, mas nos tempos de desafio e controvérsia”. Grandes líderes possuem muita habilidade com pessoas e são capazes de fazê-las assumir compromissos e trabalhar em equipe. Entretanto, eles também se posicionam quando necessário.

3. A coragem de um líder inspira o comprometimento dos seguidores

“A coragem é contagiosa”, assegura o evangelista Billy Graham. “Quando um homem corajoso assume uma posição, os demais se aprumam.” Uma demonstração de coragem por parte de uma pessoa encoraja outras. Entretanto, uma demonstração de coragem de um líder é inspiradora. Faz as pessoas segui-lo. Meu amigo Jim Mellado explica: “A liderança é a expressão de coragem que leva as pessoas a fazerem a coisa certa”.

4. Sua vida se expande na proporção de sua coragem

O medo restringe um líder. O historiador romano Tácito escreveu: “O desejo de segurança coloca-se contra todo empreendimento grande e nobre”. A coragem, porém, tem efeito contrário. Ela abre portas, e esse é um de seus maiores benefícios. Talvez por isso o teólogo britânico John Henry Newman tenha afirmado: “Não tenha medo de que sua vida chegue ao fim, mas sim de que ela nunca tenha um início”. A coragem não só lhe oferece um bom início mas também lhe oferece um futuro melhor.

Ironicamente aqueles que não têm coragem de correr riscos e aqueles que a têm experimentam o mesmo medo na vida. A única diferença é que os que não se arriscam se preocupam com banalida- des. Já que você tem de superar o medo e as dúvidas, faça isso valer a pena.

Retirado do livro de John C. Maxwell

Comments are closed.