
A Província de Inhambane foi fustigada nos últimos 20 anos por vários ciclones, e Vilankulo em particular registou a passagem de Eline (2000), um tal de Japhet (2003) e o temido Favio (2007).
Enquanto alguns “governantes” ficam a dramatizar em publicações como se Vilankulo estivesse totalmente destruído, a população trabalha dia e noite para repôr os seus bens e até algumas infra-estruturas públicas. Aliás, esta é uma característica desta nossa população – a capacidade de ultrapassar e vencer as dificuldades, muito longe de lamentações e de mãos estendidas.
No caso da foto, trata-se de uma ponteca que deveria estar pronta antes destas chuvas, mas por razões desconhecidas encontra-se quase abandonada e esquecida!
Um empresário de nome Essanito Mucume, disponibilizou todo material necessário para ligar a ponte com simbiris e garantir a movimentação da população de Mapinhane e Quequer A, no interior do Distrito de Vilankulo.
Quero por esta via felicitar ao Essanito pelo gesto e afirmar que enquanto existirem pessoas como ele, continuaremos a acreditar num Moçambique melhor.
A luta continua!
Yassin Amuji