
No dia 10 de Agosto, o Presidente da República anunciou o Pacote de Aceleração Económica para o País, e uma das coisas que abordei na altura foi a rapidez na implementação.
Volvidos dois meses, ainda estamos a procura de mecanismos para implementar estas medidas, enquanto isso, a Zâmbia colocou em vigor a 1 de Outubro a isenção de vistos para uma série de países (sem nenhum lançamento de pompa e circunstância).
Fora a Zâmbia, a Africa do Sul anunciou que a partir de 1 de Novembro entra em vigor um novo mecanismo para facilitar os viajantes que entram e saem do País. Nós fizemos o anúncio e quem implementa as medidas são os países da região, antecipando àquilo que pretendemos.
Penso que podemos ser mais rápidos, mais flexíveis, e mais concretos quando queremos algo; porque até implementarmos, os agentes de viagens já terão perdido a esperança e estarão a elaborar pacotes de turismo para outros destinos, que tomaram a dianteira.
Será que o Presidente Filipe Nyusi vai ter que colocar fato macaco e botas, descer ao terreno e fazer as coisas acontecerem antes de esquecermos? Estamos a demonstrar um sinal claro da nossa burocracia, até para colocarmos em prática algo que é AGENDA DO GOVERNO!
A luta continua!
Yassin Amuji